Nossa especialidade

Imprimir

AlphaGraphics Faria Lima adquire Vincadeira Morgana

 

Segundo o diretor Arno Witte, mudanças de mercado demandam criatividade e diferenciais. Aposta fica para a oferta de soluções para os clientes, entre elas, a otimização no setor de acabamento, no qual a empresa conta com a tecnologia Morgana AutoCreaser 50.

foto 123

Muitas vezes, pioneirismo não significa apenas sair na frente, mas, também, ter visão ampla o suficiente para perceber as mudanças de mercado e abraçar novas soluções que atendem às novas demandas dos clientes.

E é justamente isso que o senhor Arno Witte, pioneiro na rede de gráficas rápidas AlphaGraphics no Brasil, vem fazendo desde que abriu sua primeira loja na Avenida Faria Lima, em São Paulo, em 1992.

Arno, que havia trabalhado na Dunlop, vislumbrou no segmento gráfico uma oportunidade já no início dos anos 90. De lá para a cá, abraçou oportunidades e postou no investimento em tecnologias corretas para crescer.

“Lembro de que eu estava fazendo a barba quando ouvi no rádio a notícia de que a rede AlphaGraphics estava chegando no Brasil”, conta. “Fui a Tucson (EUA) para saber mais sobre a franquia e sobre a forma com que trabalhavam. Quando a rede anunciou suas primeiras lojas no país, tive e oportunidade de escolher entre três pontos-piloto”, lembra, ao contar como nasceu a AlphaGraphics Faria Lima.

De 1992 para cá, o negócio cresceu. Inicialmente trabalhando com serviços de cópia e rápidas impressões, hoje, Arno, que possui outras duas unidades (uma na Vila Olímpia e outra na ESPM) aposta na diversificação de seu parque de impressão para atender às mudanças de mercado.

“A tecnologia de impressão digital amadureceu. Outros concorrentes também surgiram. Então, a saída foi apostar na oferta de valor agregado para os clientes”, afirma. “Hoje, por exemplo, não somente imprimimos. Imprimimos, finalizamos o material e realizamos postagens e envio para todo o Brasil. Há ainda o trabalho de livros sob demanda via website, que é outra grande oportunidade na qual a AlphaGraphics é pioneira.”

Para dar suporte a essa nova estratégia de negócio, Arno investiu em soluções de ponta para as três lojas, que contam com um parque composto por impressoras digitais HP Indigo, Xerox, Océ e Konica Minolta, plotters, scanners profissionais e copiadoras. Mas somente equipamentos de impressão não eram suficientes, afirma Arno.

“Como disse, apostamos na comercialização de valor agregado para os clientes, e isso passa pelo acabamento, que passamos a fazer ‘dentro de casa’”, conta o diretor.

E, nesse quesito, as três lojas da AlphaGraphics dirigidas por Arno contam com equipamentos de alta tecnologia para corte, cobra, encadernação e vinco.

O diretor também destaca, ao falar de acabamento, sobre a importante parceria que selou ao longo dos anos com a Diginove Equipamentos Gráficos, da qual a rede já adquiriu vários modelos de soluções de vinco da linha Morgana.

“A Diginove, através da linha Morgana, trouxe um novo patamar para solução de vinco no segmento de impressão digital no Brasil. Quando se trabalha com toner, é importante que se tenha um sistema que realize o processo sem deixar ‘quebrar’ esse toner, que, por sua vez, não penetra na fibra do papel, ao contrário dos impressos offset”, afirma Arno, que prossegue: “Tínhamos sim um problema de qualidade no vinco que foi eliminado com a Morgana. Além disso, o equipamento é rápido e otimizado para trabalhar com baixas tiragens, oferecendo desempenho sem desperdícios.”

Sobre a importância do acabamento para o contexto geral nas gráficas digitais, Arno é taxativo: “Quem não tem boa qualidade não deveria nem entrar no mercado. E isso vale também para a finalização do impresso como forma de oferecer um produto que atende às expectativas dos clientes.”

Atualmente, as lojas AlphaGraphics dirigidas por Arno contam com duas vincadeiras AutoCreaser 50, uma vincadeira manual DocuCreaser, além de encadernadora DB 280 da Duplo e laminadoras da marca Foliant – todas comercializadas pela Diginove.

Segundo Silvane Salamoni, diretora da Diginove, o sucesso nas primeiras instalações realizadas nas unidades da Faria Lima e Vila Olímpia foi fundamental para a expansão dos negócios entre a empresa e da rede AlphaGraphics.

“Hoje, muitas das unidades AlphaGraphics no Brasil contam com equipamentos da Morgana ou outras marca de acabamento representado pela Diginove”, conta Silvane.